O outro lado da guerra

.

Os programas de televisão, jornais, redes sociais e celulares estão inundados de informações sobre a guerra em Israel. Há 13 dias Israel iniciou uma missão para combater o terrorismo em Gaza e há três dias essa missão se intensificou quando nossos bravos soldados entraram por meio terrestre nos territórios palestinos.

Estando em Israel ou no Brasil, todos sabem que o clima aqui está tenso e que tudo indica que a missão está apenas no começo, porém existe um outro lado da guerra que quem está longe não consegue enxergar com tanta clareza.

Quero contar pra vocês o lado lindo que pude enxergar nesses dias dificeís para o povo judeu.

Desde que nossos três meninos foram raptados o povo de Israel se uniu durante 18 dias em preces e orações esperando que eles fossem encontrados com vida. De repente, o país com tantas linhas de pensamento opostas e tantas diferenças entre seus moradores se tornou um só. Um único Israel esperando seus filhos voltarem pra casa. Infelizmente a história não teve o desfecho que todos esperávamos, mas se podemos enxergar algo bom em toda essa tragédia, foi o povo lembrar que todos somos apenas um só, e que independente das diferenças essa é nossa casa e todos precisamos de paz.

Em seguida, a situação piorou após o cruel assassinato de um menino árabe, o que também causou revolta entre o povo palestino e o ínicio dos ataques entre Israel e Gaza.

Há quase duas semanas diversas cidades em Israel são atacadas com foguetes aéreos, o que obrigada a população da região atacada a se esconder em quartos protegidos ou bunkers. Essa rotina faz com que crianças e adultos passem muito tempo em bunkers ou até mesmo durmam dentro deles. Em plenas férias de verão muitas colônias de férias foram canceladas e em cidades que são diariamente atacadas as crianças mal podem sair de casa.

Uma linda iniciativa diante dessa situação foram os canais de TV a cabo terem aberto sua programação para todos os telespectadores (Eu, que só tinha 24 canais a cabo, agora posso ver mais que 100) e os canais infantis, que normalmente encerram suas atividades no início da madrugada, estão transmitindo 24 horas de desenho animado, pensando nas crianças que acordam de madrugada por causa das sirenes.

Também é emocionante ver através do facebook pessoas que moram em cidades onde não há ataques, oferecendo moradia para famílias que queiram sair das áreas de perigo. Muitos famílias preferem tirar seus filhos da zona de perigo e se hospedar em casa de parentes e amigos onde o clima está menos tenso.

Outro gesto de amor são as pessoas que preparam comida quente, bolos e artigos de necessidade básica para enviar aos nossos soldados.

Na televisão, durante todo o dia são mostrados os números de telefone para pessoas que estejam em pânico, ou precisem qualquer tipo de ajuda.

Aqui onde moro, em Natanya, um restaurante está oferecendo refeições gratuitas para pessoas que fugiram das áreas atacadas.

A solidariedade, a força e a esperança tomaram conta do povo de Israel, que unido está pronto para lutar por seu país e garantir um futuro melhor para seus filhos e netos.

Esperamos que a paz venha logo e que se D-us quiser tenhamos apenas boas notícias.

 

4 thoughts on “O outro lado da guerra

  1. Eu estava com saudades do seus posts. Que D’us proteja todos e em especial os chaialim que estão cuidando da nossa segurança. A segurança dos iehudim do mundo todo depende de Israel. Bjs p todos!

  2. Lumi, também senti todo esse amor e solidariedade entre os israelenses! E quero te parabenizar pela sua iniciativa de escrever nesse momento abordando o amor e a cooperação entre as pessoas, pois confesso que me sinto muitas vezes indignada com tanta má informação chegando lá fora, e de repente vc nos trás um lado admirável em meio a difícil situação! Parabéns!!! Bjss

  3. Lu, você escreve muito lindo. Me emocionei com seu texto! Col hacavod!
    Adorei ver você e as meninas, que possamos nos ver novamente em paz bzH.
    Bjos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s