10 curiosidades sobre Pessach em Israel

פסח

Confesso que Pessach é minha festa judaica favorita. Mesmo que fazer toda a preparação e limpeza possa ser muito cansativo, acho muito prazeroso fazer o Sêder e envolver toda a família para a cada ano recontar a história da saída do Egito e todos os milagres que D-us fez para o nosso povo.

Gosto do fato das crianças realmente se encantarem com cada detalhe da história e ansiosamente aguardarem pela procura do Afikoman. Gosto até mesmo de passar essa semana comendo matzá e todos os diferentes pratos que conseguimos inventar com ela.

Pessach é comemorado da mesma forma em todos os cantos do mundo, mas aqui em Israel existem alguns detalhes bem interessantes para quem nunca esteve aqui nessa época.

Segue abaixo 10 curiosidades sobre passar Pessach em “Eretz”:

1 – Em Israel os preparativos pra Pessach começam logo que termina a festa de Purim. Nessa época muitas famílias, além de fazerem a limpeza para tirar todo o Chametz de casa, costumam pintar suas residências. Os bairros ficam cheios de anúncios de pintores oferecendo o serviço por preços especiais. Nas lojas podemos encontrar tintas e utensílios de pintura em promoção.

2– As crianças têm férias da escola de aproximadamente 3 semanas. Uma semana antes de começar a festa elas já estão em casa. Isso é um pouco desesperador para mães de crianças pequenas, que precisam também limpar a casa e também cuidar dos bagunceirinhos!

3-Por conta das férias prolongadas surgem um monte de atrações para as crianças. Aqui no meu bairro já anunciaram desde colônias de férias, até shows e teatros com artistas famosos. Parques e clubes também oferecem atividades especiais.

4-Pessach marca a chegada da primavera, e as ruas de Israel estão simplesmente maravilhosas, cheias de flores de todas as cores e tamanhos. No Brasil é raríssimo vermos tamanha beleza nas cidades grandes.

5-Quase todos os alimentos que costumamos comer nos dias comuns ganham sua versão “kasher le Pessach”. Os supermercados já estão todos abastecidos e cheios de ofertas. Adoro o fato que aqui os alimentos “kasher le Pessach” não são mais caros que os alimentos comuns. Também estou radiante que este ano teremos Coca-Cola e sucos em nossa mesa do Sêder. (No Brasil quase nenhuma bebida é “kasher le Pessach” e sempre sentimos falta de bebidas gostosas durante essa semana)

6– A oferta de utensílios descartavéis aqui é enorme. Eles são usados durante todo o ano, mas em Pessach ainda mais! Por terem um preço muito atrativo dá para utilizá-los em todas as refeições. Eu mesma decidi não comprar louças de Pessach e utilizar apenas os descartáveis, além de sair mais barato é também mais prático.

7– Por conta da limpeza caprichada que temos que fazer em nossa casa para eliminar todo o Chametz os supermercados abastecem seus estoques de produtos de limpeza. Os mesmos são anunciados com preços mais baixos e podemos encontrar diversos produtos “mágicos” para auxílio na limpeza pesada.

8– Muitas famílias aproveitam as férias para fazerem passeios dentro e fora de Israel. Viagens a países próximos muitas vezes saem mais baratas do que viajar dentro do país!

9– Diversos restaurantes fazem suas versões de pratos “kasher le Pessach”, inclusive o Mc Donalds oferece o sanduiche feito com pão “kasher le Pessach”. (Não sei qual é a Kashrut desses alimentos)

10– Podemos encontrar diversos tipos de matzot para vender. Gostei das versões da matzá com farinha integral, matzá a base de ovos e matzá com mel.

Com tantas facilidades, acho que Pessach por aqui vai ser muito bom!

Desejo a todos Pessach Kasher ve Sameah!

5 thoughts on “10 curiosidades sobre Pessach em Israel

  1. Tirando os sucos (que nada tem de frutas, e sim, química imitando fruta) e, principalmente, a Coca-Cola que nem deveria ter permissão do cashrut para consumo humano, uma vez que é química pura para limpar vaso sanitário e “chupar” o cálcio dos ossos, realmente é lindo o Pessach em Israel. Hag Pessach Sameach.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s