Purim está chegando!

Adar foi um mês de milagres na história judaica. O povo judeu foi salvo do decreto de morte imposto pelo perverso Amán, e por este motivo é um mês de muita alegria para todos. Dizem que assim como aconteceu com nossos antepassados, o mês de Adar é um mês que pode trazer milagres.

Conta-se na Meguilat Esther, que logo após o Rei Achshverosh ter cancelado o decreto de Amán de matar todos os Judeus, ele deu a Mordechai, tio da Rainha Esther, permissão para matar todos aqueles que fossem contra o povo judeu. Naquele momento, ao ver a importância que os judeus ganharam aos olhos do rei e por medo de serem mortos, pessoas de outras religiões começaram a fingir que eram também iehudim, se fantasiando e seguindo os costumes dos judeus. Esse é um dos motivos pelos quais crianças e adultos se fantasiam em Purim, em lembrança a essa grande virada na história do povo que estava prestes a ser aniquilado e por um grande milagre foi salvo com honra e respeito!

Adultos e crianças se fantasiam para comemorar a festa de Purim.

Adultos e crianças se fantasiam para comemorar a festa de Purim.

Neste ano Purim será comemorado no dia 16 de março e por aqui já se sente o clima de festa no ar! Dezenas de fantasias e acessórios divertidos são vendidos por todos os cantos do país. Hoje levei minhas filhas escolherem as fantasias que usarão este ano. Por aqui a escolha da fantasia é um assunto bem sério para a criançada e eu não quis correr o risco de que os modelos que minhas filhas queriam se esgotassem, por isso preferi comprar com certa antecedência.

Na loja em que fomos deveriam ter uns duzentos tipos diferentes de fantasias, mas o que mais me chamou a atenção foi a variedade de fantasias e acessórios para os adultos. Confesso que tive que me controlar para não comprar uma fantasia pra mim também.

Oznei Haman. um gostoso biscoito com recheio de geléia, papoula ou chocolate.

Oznei Haman. um gostoso biscoito com recheio de geléia, papoula ou chocolate.

É claro que assim como em todos os grandes eventos judaicos, não poderia deixar de faltar a comida típica! Em Purim comemos Oznei Amán, um biscoitinho de massa sequinha e formato triangular que em seu interior esconde um recheio de geléia ou chocolate. Essa delicia nos faz lembrar que em Purim tivemos um milagre disfarçado, já que em nenhum momento da história o nome de D-us é citado. Ele apenas comanda os acontecimentos através de seus personagens, ficando escondido assim como o recheio do doce.

Que a alegria do mês de Adar perdure por todo o resto do ano!

Fonte de pesquisa: http://www.hidabroot.org.il

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s