Televisão em Israel, mais conteúdo e menos apelação.

Acabou de terminar o Shabat aqui em Israel. Já arrumamos a casa, demos banho e jantar para as meninas e colocamos elas para dormir. Depois de um ótimo sábado de descanso, com direito a comida boa e visitas queridas, estou esperando começar dois programas que adoro assistir na televisão. O primeiro deles é um Reality Show chamado “Master Chef”, como o nome já diz é uma competição culinária. Em seguida tem o último capítulo de uma minissérie chamada Lihiot Ita (Estar com ela), um romance escrito por um israelense.

Master Chef nos deixa com água na boca! No último programa o desafio foi fazer uma deliciosa sobremesa em formato de vaso de flores.

Master Chef nos deixa com água na boca! No último programa o desafio foi fazer uma deliciosa sobremesa em formato de vaso de flores.

Eu e meu marido levamos uma vida religiosa, baseada nos preceitos da Torá, mas ao contrário da maioria dos casais observantes nunca conseguimos abrir mão da televisão em casa. Gostamos de ver duas horinhas de televisão antes de ir dormir, acho que é ótimo pra relaxar e esquecer um pouco dos estresses do dia a dia.  Como temos o pacote básico da T.V. a cabo, nossos dois canais preferidos são os canais abertos, que podem ser comparados à Globo e Record.

Sinto uma diferença enorme entre a qualidade dos programas de televisão de Israel em comparação ao Brasil. Por aqui é difícil vermos mulheres seminuas dançando e se expondo na televisão, se isso raramente acontecer será bem tarde da noite.

Aqui também não existe o conceito de telenovela diária após as notícias (telenovelas podem ser vistas em canais pagos, inclusive telenovelas brasileiras), cada dia após o jornal passa um programa diferente. Programas jornalísticos e investigativos são bem comuns e interessantes. Gostei muito de uma temporada que terminou há poucos meses, na qual uma jornalista procura pessoas desaparecidas, ela encontrou pessoas que haviam desaparecido há anos.

Outro tipo de programa que está bem na moda por aqui são os Reality Shows. Há algumas semanas terminou uma competição de cantores e conforme mencionei acima agora está passando uma competição culinária. Até o Big Brother passa em Israel!

Rising Star é uma competição musical na qual o público pode votar através de um aplicativo no celular. O programa já tem data pra estrear no Brasil!

Rising Star é uma competição musical na qual o público pode votar através de um aplicativo no celular. O programa já tem data pra estrear no Brasil!

No geral, os programas aqui são mais inteligentes e menos apelativos do que no Brasil. Até os programas humorísticos tem nível melhor.

Outro detalhe muito legal é que grande parte dos programas transmitidos por esses dois canais nacionais têm legendas em hebraico mesmo quando são falados na própria língua. Isso é ótimo para os estrangeiros entenderem e aprenderem o idioma.

Uma ótima dica é que existe um canal religioso chamado Hidabroot, nele podemos assistir diversas palestras de rabinos, além de entrevistas interessantes. É um canal que está crescendo bastante e pode ajudar muitas pessoas que querem se aproximar da religião. Dá pra assistir o canal também pela internet, através do site http://www.hidabroot.org.

Considerando que a televisão é um item praticamente obrigatório em todas as casas, acho muito legal que programas intelectuais e informativos sejam transmitidos com frequência. Essa é uma ótima fonte de aprendizado quando usada da forma correta.

Desejo a todos meus leitores uma ótima semana e aproveito esse post pra agradecer todas as mensagens carinhosas que tenho recebido durante esses meses. As mensagens de vocês me fazem ter força e inspiração pra continuar escrevendo, obrigada!

lumi.suzana@gmail.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s