Escola de Graça e de Boa Qualidade

Um dos fatores de que mais me orgulho em Israel é o fato de o país garantir à sua população educação e saúde de boa qualidade e de graça.

Sou da opinião que esses dois fatores unidos são a garantia de um presente digno para qualquer pessoa e um futuro melhor para o país como todo.

Semana passada foram abertas em Israel as inscrições para o ano letivo que começará em Setembro de 2014. Aqui o ano tem início no final do verão e a escola começa perto da festa de Rosh Hashaná (ano novo judaico). Fizemos as inscrições de nossas duas filhas através da internet e escolhemos as escolas de acordo com a região em que moramos. O site nos oferece as opções de escola religiosa ou não e de acordo com esse parâmetro nos mostra quais são as escolas disponíveis em nossas redondezas. Após colocarmos duas opções de local para cada criança, a prefeitura se encarrega de fazer a divisão dos alunos e nós deveremos receber em meados de junho uma carta nos informando onde cada menina estudará.

Crianças brincando no parquinho de uma escola.

Crianças brincando no parquinho de uma escola.

Minhas filhas no ano que vem terão 3 e 5 anos e elas estarão no “gan”, que corresponde à educação infantil no Brasil. Nessa faixa etária as crianças ficam em escolas bem pequenas, normalmente com uma ou duas classes e um parquinho externo. Em cada classe tem sempre uma professora e uma ou duas ajudantes dependendo do tamanho da classe. As escolas seguem um plano de estudo criado pelo ministério da educação.

Minha filha mais velha, a Shir, está na escola desde que chegamos aqui. Ela entrou em Setembro de 2013 em um “gan” religioso perto da nossa casa em Natania. No início ela ficou um pouco assustada com a escola, pois achou muito pequena em comparação à escola no Brasil (ela estudava no Iavne), mas com o passar dos meses ela se adaptou bem. Atualmente ela vai muito feliz à escola e está cheia de amiguinhos. Acho super legal que os amiguinhos dela moram todos bem perto de casa e nós sempre o encontramos nos parquinhos e supermercado do bairro.

Quanto a mim, estou muito satisfeita com a escola. Ela aprendeu a língua hebraica bem rápido e está se desenvolvendo muito bem! Todo dia volta pra casa com uma novidade que aprendeu e adora fazer os trabalhinhos propostos pela professora.

O melhor de tudo isso? Que pago uma mensalidade de apenas 75,00 shekalim por mês (em torno de R$50,00), que cobre um seguro para a criança e os passeios feitos durante o ano, e posso dormir tranquila de noite sabendo que independente de qual será minha situação financeira no futuro minhas filhas terão uma educação de boa qualidade garantida.

6 thoughts on “Escola de Graça e de Boa Qualidade

  1. Que diferente daqui neh?
    Mas todo ano vc precisa fazer essa matrícula pela internet? Pode acontecer de trocarem a escola dela de um ano para o outro?
    E os horários? Como são?
    Tem aula de kodesh e chol?
    A beit yaacov das meninas tbm eh assim? Vc sabe?
    Bjus Saudades

    • Oi Li,
      Sim, todo ano você refaz a matrícula, mas o provável é que a criança continue sempre na mesma escola.
      Se a mãe não está satisfeita com a escola ela pode ir na prefeitura e pedir pra trocar… Ouvi falar que normalmente trocam.
      Sobre os horários, a shir estuda das 07:30 às 14:00. Mas não sei como é para os mais velhos e acho que depende da escola.
      As escolas “Dati Leumi”, que é a que a Shir está, aprendem Kodesh e Chol… Eu não sei como é a Beit Yaacov, mas sei que é particular, tem que pagar uma mensalidade.
      Beijos, muita saudades!

  2. Shalom, amiga! Estamos (eu e meu marido Aharon) no processo de Ali, terminando compromissos no Rio. Vc nem imagina o prazer q tenho com seus posts , q reforam a certeza desse nosso passo.Tudo o q vc escreve tem enorme importancia para mim . Nossa neta , Ilana Bergher, mora em Jrslm e “sous chef” do restaurante Mona. Como vc j deduziu, somos um casal mais velho, mas de corao jovem, e Sionista desde sempre . Adoro o modo como vc se expressa, tornando todos os assuntos muito interessantes e prticos, e lhe sou muito grata por esse seu post. Que Ds lhe abenoe com saude e prosperidade! bjs de sua nova (velha) amiga Esther Szterenfeld

  3. A proposta de trabalho educacional é boa. E acho que todo ano deve ser feita nova matrícula , porque as famílias cada vez mais apresentam grande mobilidade.E se realocarem deverá ser para uma escola das proximidades.
    Gostei muito do seu post. Obrigada por compartilhar essa experiência.
    Marly Bin

  4. Realmente, Lumi….uma eduacaçao de ponta e tudo o q os pais querem para seus filhos….garantia de educação e futuro e, dormir sossegada não tem preço também….. PARABENS..mais uma vez pela sua coragem de mudar de país e de vida…esta colhendo os frutos..bj

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s