Domingo é dia de…

Hoje é domingo. No Brasil é dia de churrasco, pizza, cerveja e futebol. É dia de visitar os parentes que moram longe, ver Faustão e faxinar a casa. Dia de ir ao parque, fazer compras no shopping e comer em restaurantes. Resumindo, é um dia de fazer absolutamente nada.

Domingo no Brasil, dia de Faustão, futebol, shopping e pizza.

Domingo no Brasil, dia de Faustão, futebol, shopping e pizza.

Nunca gostei dos domingos no Brasil. Quando eu era adolescente o domingo era um dia super deprimente pois sabia que no dia seguinte eu teria que acordar cedo pra ir à escola (sempre gostei de estudar, mas até hoje tenho dificuldade em levantar cedo). Depois que virei mãe o domingo ficou ainda pior! Crianças não aguentam ficar muito tempo sem fazer nada dentro de casa, e o domingo era aquele dia que tínhamos que inventar programas, gastar dinheiro a toa e ainda aguentar a casa toda bagunçada.

Em Israel meus problemas acabaram! O domingo aqui é literalmente o primeiro dia da semana. A semana aqui tem 6 dias úteis, começando no domingo e terminando na sexta-feira. Na minha opinião? É ótimo! Nós temos todo o sábado pra descansar e em seguida começamos a semana. As crianças vão pra escola… os adultos vão ao trabalho e o dia se torna muito mais produtivo do que um simples dia de descanso.

Por ser um país judeu o dia de descanso oficial é o sábado, um dia sagrado na nossa religião. Nesse dia os estabelecimentos comerciais em sua maioria estão fechados e também não temos transporte público. É um dia bem pacato em Israel. As famílias religiosas, como a minha, costumam ir à sinagoga e fazer refeições caprichadas em honra ao Shabat (sábado).

Os judeus seguem o calendário lunar, no qual o dia começa ao anoitecer. Sendo assim, o shabat (sábado) começa no anoitecer de sexta-feira e por este motivo o comércio e escritórios encerram suas atividades na sexta-feira de tarde, entre 12:00 e 15:00. Ao término do shabat, no anoitecer de sábado, shoppings e restaurantes abrem novamente.

Israelenses passeando por rua normalmente muito movimentada em Jerusalém. No sábado não é permitida a circulação de trens e ônibus.

Israelenses passeando por rua normalmente muito movimentada em Jerusalém. No sábado não é permitida a circulação de trens e ônibus no local.

Por ser um dia curto, muitas empresas optam por não fazer expediente na sexta-feira. Meu marido, por exemplo, trabalha em uma empresa de construção de sites que funciona apenas de segunda a quinta-feira. É muito bom, pois ele consegue me ajudar em casa com os preparativos pra refeição de Shabat e sempre aproveita a tarde pra levar as meninas passearem.

Vale lembrar que a sexta-feira é um dia ótimo pro comércio. As padarias oferecem deliciosos bolos e pães para o fim de semana e é muito comum encontrarmos feirinhas de artesanato e comidinhas dentro dos shoppings.

Eu sinceramente gosto muito da rotina aqui de Israel. E você? Como prefere seu domingo?

One thought on “Domingo é dia de…

  1. Lulu, eu amo os domingos! De preferência com o pacote completo: shopping, Faustão, pizza e Fantástico. É meu dia preferido da semana. Lavo e passo todas as roupas da semana. Já os sábados….à noite então….em eretz dá pra andar a pé, passear, mas aqui é proibido. Desde que sofri uma tentativa de assalto na al. Santos no sábado a noite estou presa em casa. Todo dia é dia de ser feliz, cabe a nós. Dica? Sorria pra vida, ela sorri pra vc.

Leave a Reply

