Isso é Qualidade de Vida!

A época de frio traz consigo alguns pontos positivos. Entre poder comer um pouco mais sem se preocupar com 1 ou 2 kilos acima do peso ou caprichar nos looks, pois no inverno sempre nos vestimos um pouco melhor, o meu ponto favorito é que o frio é uma ótima desculpa para tudo que não queremos fazer.

Ontem não levei minha filha pra escola. Nem preciso dizer o por quê, né? Estava super quentinho embaixo dos cobertores, já eram 8:30 e as duas ainda dormiam super pesado e eu fiquei sem coragem de acordá-las e enfrentar os 5 graus que nos esperavam na rua.

Passamos uma manhã tranquila, mas quando era meio dia as duas não aguentavam mais ficar em casa. Troquei elas e saímos procurar um programa. Enquanto viajávamos no carro, ainda sem rumo, me lembrei que em Natania existe um lindo parque, com uma reserva natural e um lago que aparece apenas no inverno, após as primeiras chuvas, e fomos pra lá.

Minhas filhas adoraram o parque, brincaram no enorme parquinho construído em madeira, caçaram caracóis na beira do lago, correram atrás das aves que tomavam sol na grama e eu encontrei um ótimo assunto para mais um post no blog: Os parques em Israel!

 

Parque com um lindo lago que existe apenas no inverno.

Parque com um lindo lago que existe apenas no inverno.

Aqui em Israel não existem parquinhos dentro dos prédios como é comum vermos no Brasil. Os parquinhos para crianças são construídos e mantidos pela prefeitura e ficam em lugares públicos. Ao redor do meu apartamento existem pelo menos 6 parquinhos para os quais eu posso levar minhas filhas a pé. Alguns são pequenos, alguns são grandes e o maior deles é um parquinho que fica dentro de um parque. Nesse parque, além de diversos brinquedos para crianças, temos também quadra para praticar esportes, pista para patinação e bicicletas, aparelhos de ginástica, e pista para fazer caminhada. Estimo que o parque deve ter uns 6.000 metros e é repleto de grama e árvores.

Além de serem muito bonitos e bem planejados os parquinhos na minha cidade também são limpos e bem cuidados. Todo ano eles passam por fiscalização de um arquiteto para garantir a segurança das crianças.

Além dos parquinhos, como comentei acima, temos diversos parques maiores, com espaços para diferentes esportes, natureza e até mesmo mesinhas de concreto para fazer piquenique ou churrasco.parque 2

O fato de termos em Israel parques públicos bem cuidados mostra muito sobre a sociedade e seu governo.  Mostra primeiramente que temos um governo preocupado em fornecer à população maior qualidade de vida e mostra também que temos uma sociedade civilizada, capaz de manter e cuidar do patrimônio público. Dou muito valor a isso, já que venho de um país onde qualidade de vida e cuidado ao patrimônio público são termos que estão bem esquecidos!

parquinho

Outro detalhe que também me alegra muito são os diversos tipos de animais e plantas que encontramos durante nossos passeios ao parques. Aves de diferentes espécies, dentre elas corvos e garças, caracóis, gatos, cachorros, flores e árvores fazem parte da paisagem do bairro.

É importante ressaltar que a visita aos diferentes parquinhos e parques públicos que temos em Israel é totalmente gratuita e por isso são ótimos passeios para fazer com a família. No nosso passeio ao parque de ontem gastamos apenas para comprar bebidas.

Isso é qualidade de vida!

lumi.suzana@gmail.com

7 thoughts on “Isso é Qualidade de Vida!

  1. báááá muito legal teu blog Lumi!!! Parabéns!!!! Adorei!!! Conta mais!!!!
    Acho incrível a sua idéia e creio que você tem aqui o poder de desmistificar aos brasileiros tudo o que se pensa sobre como é a vida em Israel…… Próxima vez que algum amigo me perguntar como é a vida na Terra Santa, mando ele pra cá!!

  2. Ola Lumi !!!
    Primeiramente parabéns pelo blog ,pois esclarece muitas coisas q. so vivenciando aprendemos.Gostaria lhe pedir uma visão de vida p. aposentados com capacidade de trabalhar. Vc. ajudaria muito na nossa decisão.
    um grande abraço
    grata
    lucie

Leave a Reply

