Chegou o Inverno

O inverno chegou. E com ele, as chuvas, os ventos fortes e a casa gelada.

O inverno chegou. E com ele, os resfriados, tosses e dores de garganta.

O inverno chegou. E com ele, a roupa molhada no varal, os parquinhos ensopados e as crianças sem nada para fazer.

Jerusalém coberta pela neve

É, não vai ser fácil passar o inverno gelado de Israel com duas crianças em casa. O frio por aqui é tão extremo que tem dias que simplesmente não consigo sair de casa. Os ventos nas ruas são tão fortes que parecem cortar nosso rosto e há tanta chuva que a rua está quase sempre molhada.

Nesta última sexta-feira tivemos uma forte chuva de granizo em Natania. Todo meu bairro ficou branco e coberto de gelo. Minhas filhas amaram a aventura de recolher pedrinhas de gelo na rua.

Com a chegada do inverno, inicia-se a temporada de visitas ao Hermon. Hermon é a montanha mais alta de Israel e fica situada no extremo norte do país. No inverno a neve deixa a paisagem do lugar maravilhosa e o lugar vira ponto turístico. Pessoas do país inteiro viajam ao Hermon durante os meses de Dezembro e Janeiro para ver a neve, andar no teleférico ou até mesmo esquiar.

Hermon

Hermon

Outro lugar que fica lindo no Inverno é Jerusalém, onde já está nevando há quase 3 dias!  Nessa época a cidade fica repleta de eventos e atrações especiais, dentre elas, museus, exposições, shows e festivais gastronômicos.

Além de tudo, uma iguaria que faz o inverno valer a pena em israel é uma deliciosa bebida quente chamada SAHLAB. O Sahlab é feito de leite, açucar e amido de milho e é servido com canela, amendoim ou pedacinhos de chocolate. Podemos encontrá-lo em qualquer canto do país e um copo custa em torno de R$6,00. Uma delícia!

lumi.suzana@gmail.com

4 thoughts on “Chegou o Inverno

  1. Lumi, de novo parabéns pelos seus posts!! A roupa não seca de jeito nenhum! rsrs. Realmente é um inverno muito novo pra nós brasileiros! Já estou aqui em casa há três dias com a garganta inflamada, e confesso, sem muita coragem de sair tbm… Qdo estive em Jerusalem a primeira vez, foi com neve e agora não vejo a hora da chuva passar e poder voltar e desfrutar daquela paisagem encantadora que estamos vendo nos jornais! Sahlab, uma delicia! Bjss

  2. Oi Lumi, Moro em Israel ha bastante tempo, e posso te dizer que nao lembro de um inicio de inverno como esse… Como ando de lambreta, quando chove muito, uso onibus ou taxi para ir ou voltar do trabalho… Ano passado foram 12 dias que nao pude usar a moto por estar chovendo muito ou vento muito forte. Nao neva em Jerusalem todos os anos e uma neve como tivemos este ano aconteceu a ultima vez em 1860… Fico pensando de onde voce e… Eu sou de Curitiba entao finalmente me senti em casa… Beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s