Em Israel Não Tem Empregada

Todo mundo sabe que aqui em Israel não existe esse conceito de empregada doméstica. Além de ser um serviço caríssimo, é difícil encontrar mulheres qualificadas para essas tarefas. O que poucos sabem são quais os impactos que esse fato causa no cotidiano das famílias que aqui moram. Bom, eu vou contar pra vocês…

Image

A primeira (e mais óbvia) diferença entre Brasil e Israel é que as casas aqui não são tão arrumadas e limpinhas como costumamos ver no Brasil. Não tem jeito, nem uma “super woman” consegue trabalhar, cozinhar, cuidar das crianças e ainda manter a casa impecável!

Os apartamentos aqui também costumam ser menores do que vemos no Brasil. Um apê de 150 metros em Israel é considerado ENORME e a maioria das famílias convencionais, com 2 ou 3 filhos, moram em apartamentos de 2 ou 3 dormitórios, que variam entre 70 e 100 metros. Afinal, um apartamento pequeno é bem mais fácil de limpar!

Outro detalhe bem comum aqui são as máquinas de lavar louças. Em quase todas as casas encontramos uma e elas custam um pouco mais barato que no Brasil. A minha, por exemplo, eu comprei por $500,00 (dólares), e confesso que foi umas das melhores compras que já fiz na vida! Desde então percebi quanto tempo eu perdia lavando louças!

Mais um ponto crucial para facilitar o dia a dia em Israel é o tratamento das roupas. Aqui não é costume passarmos todas as peças de roupas e normalmente elas são feitas de tecidos que amassam bem menos do que as roupas no Brasil. Eu costumo tirar as roupas do varal e em seguida dobrá-las e guardá-las no armário. Só passo as peças mais “críticas”, tipo camisas.

Por fim, a mais importante diferença entre os dois mundos é a cooperação dos integrantes da casa. Se o marido e crianças fizerem sua parte tudo fica bem mais fácil e tranquilo. E no final das contas, nos acostumamos com isso também!

 

 

7 thoughts on “Em Israel Não Tem Empregada

  1. minha nora Adina é uma super mãe, super dona de casa, super esposa, e trabalha fora…tenho muito orgulho dela pois as crianças e a casa estão sempre lindas e cheirosas e ela de muito bom humor, ! Sorte do meu filho!!!

  2. No começo achei que iria enlouquecer qdo pensava em nao ter ninguém pra me ajudar! Mas tudo eh uma questão de costume e lógico cooperação, tanto da familia qto das maquinas!!!

  3. Mais detalhes: eu vejo que em israel se vive para o bem estar e, aqui a colonia judaica vive muito para os bens que tem ou quer aparentar ter, por exemplo: em israel os apartamentos tem chão frio, basta um pano úmido e já esta limpo; não é incomum utilização de descartáveis – por sinal muito bonitos; e no shabat, apesar de roupas diferentes dos demais dias, são usadas roupas simples de fácil limpeza. Também não é incomum famílias sem carro, ou com carros mais velhos. Mas, o prnicipal, conforme a Lumi já falou, é a total participação da família na manutenção das casas., .

  4. Eu moro no BR e não tenho empregada. Quando falo isso me olham como uma louca, heheh.
    Mas o esquema é esse mesmo: praticidade: tda vez que vou para Israel trago um estoque de novidades de limpeza prática: panos de chão descartáveis já com veja são artigos bem queridos aqui em casa! !!
    Outra coisa comum é o maridão ajudar com a louça!
    Claaaaro que desde que comecei a trabalhar fora a casa não fica uma brastemp durante a semana, mas acho que o dia a dia é Suuuuper possível.
    Agora estamos esperando o segundo filho e aí vamos ver se vou conseguir seguir neste ritmo!
    Adorei a idéia do blog! Aguardo mais novidades! !!

  5. Acho que o fato dai todo mundo estar na mesma situação ajuda muito. Se vc nao conseguiu deixar a sua casa limpinha certeza que a vizinha pode estar com a casa mais baguncada que a sua!mas eu concordo que exiate em Israel um mercado pra coisas mais praticas do que temos aqui. Mesmo as comidas kasher ja sao encontradas mais prontas do que aqui, os produtos que limpeza e outras coisas. Mas sou super a favor ,mesmo morando no brasil e tendo ajuda, que todoa de casa participem da arrumação e responsabilidades domésticas. Lógico que nao se compara com ai, mas acho q precisamos criar nas crianças o costume de ajudar. Beijos lu! Estou adorando seu blog

  6. Adoro essa página!! É realista e prática! dentro de algumtempo farei Aliá—tenho a mesma empregada há 30( isso mesmo, 30)anos ,mas NÃO planejo ter a”casa perfeita e as roupas impecáveis”;. agradoço as dicas e os comentários!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s