Casamento à moda israelense

Em uma análise rápida podemos concluir que casamento é tudo a mesma coisa. Uma noiva vestida de branco, um noivo de terno, familiares emocionados, amigos procurando o bar e um monte de convidados interessados na comida. É verdade, não dá muito pra fugir deste padrão, mas aqui em Israel existem algumas curiosidades interessantes para nós brasileiros.casamento

Semana passada estivemos em um casamento. O noivo era o melhor amigo de infância do meu marido e devido a este detalhe nós fomos os primeiros a chegar na festa e os últimos a ir embora. Isso na verdade foi bem útil para o blog, pois pude observar muito bem como é um típico casamento israelense.

Logo que chegamos no evento dei de cara com uma farta mesa de entradas, que incluía salgadinhos fritos (não sei como se chamam em português, mas aqui chamamos de cubas e cigarros marroquinos, uma delícia!), sopa com croutons, couscous com legumes, salmão e saladas. Confesso que adoro comer bem nos casamentos e é um ponto fortíssimo em Israel que antes mesmo da cerimônia religiosa já podemos nos deliciar com diversos petiscos.

Acho que no Brasil temos um cardápio mais sofisticado e uma apresentação melhor dos pratos, mas não chegamos nem perto da fartura que temos aqui em Israel. Por aqui após o buffet de entradas, normalmente ainda são servidos um prato de peixe e um de carne, além de pães, saladas e acompanhamentos que são colocados no centro da mesa e repostos conforme vão acabando.

Além da comida, existe outro detalhe bem marcante para nós que estamos acostumados com toda a pompa dos casamentos no Brasil, a vestimenta dos convidados. Aqui as pessoas se vestem consideravelmente mais simples do que em nosso país. Grande parte dos homens estava usando calça jeans e uma camisa, enquanto as mulheres usavam saias e blusas padrão social. Nada de grandes produções e apenas a família dos noivos usava vestidos longos. Eu até perguntei pra minha cunhada (israelense) o que ela achava dos homens vestindo calças jeans e ela me respondeu que é considerado bem na moda pra um casamento.

Por fim, outro abismo cultural entre os dois países é a forma de presentear os noivos. Aqui todos dão quantias em dinheiro e existe um senso comum que devemos dar ao menos o valor da refeição que comeremos no evento. Fazendo uma conta rápida, o valor médio do buffet gira em torno de R$140,00 por pessoa, o que “obriga” um casal a desembolsar ao menos R$280,00 para participar da festa.

Eu particularmente prefiro o modo brasileiro de presentearmos, pois podemos escolher um presente que está dentro das nossas condições financeiras e ainda acrescentar emoção e valor simbólico na escolha de um item para a novo lar dos recém casados.

8 thoughts on “Casamento à moda israelense

  1. Olha nos casamentos que costumo ir aqui em Israel nao se paga menos que 300,00 por pessoa no caso 600,00 menos que isso nao se paga nem o buffet. Se for um grande amigo, familiares no minimo 1.000,00 por casal e assim que funciona e bom gosto que se de mais que o buffet para o presente.

  2. A questão da vestimenta foi realmente um chok quando cheguei e mesmo depois de quase 10 anos no país ainda me surpreendi com alguns convidados sabras no meu casamento ( tanto homens quanto mulheres) que vieram de calça jeans e camisa social…. mas fazer o que. …
    A questão do dinheiro de presente depois de muito pensar no assunto criei uma teoria que creio ser bastante aceitavel ( até pq foi difícil explicar para minha família no Brasil a diferença de costume) .
    Aqui em Israel, diferente do Brasil, muitos casais vivem juntos antes do casamento, e mesmo antes de serem um casal já saiem da casa dos pais, então normalmente quando se casa o casal já tem uma casa montada e mobíliada com tudo, desde cama sofá e etc. Até louças e vasos e objetos de decoração.
    No Brasil normalmente o casal mora cada um na casa de seus pais e ao casar – se precisam ainda montar a casa…. Por isso no Brasil tbm se faz a lista de presentes q normalmente eh oq o casal ainda não tem em casa.
    No meu casamento recebemos tanto um tipo quanto outro, muitos dos convidados sul americanos nos deram presentes para a casa ( apesar de q eu e meu marido já morávamos juntos a 3 anos e nossa casa estava completa )
    E os convidados sabras ( e russos, pois somos muito ligados a comunidade russa em Israel) nos deram presente em dinheiro.

  3. Eu adorei o comentario sobre os casamentos em Israel de nao religiosos.e assim mesmo.enquanto que casamento de religiosos,80% nao tem nenhum buffet antes da cerimonia religiosa.e geralmente a familia dos noivos tb nao usam vestidos longos, e se vestem c uma roupa classica mas nada de tao especial. E qto a comida nao ha fartura e geralmente e o mesmo estilo,onde na mesa esta as saladas .mas o problema e que as pessoas as vezes esquecem que estas saladas e p todos,e colocam seu pao nela,claro que ha casamentos de religiosos que sao feitos em lugares chic , pois como se diz:toda regra a execao. Mazal tov

  4. estou gostando muitoda sua visao das coisas nossas , tudo novo e bem freco. Me faz lembrar quando cheguei aqui rem casada e tudo ao meu redor inclusive a lingua era tao diferente.
    Hoje ja estou com sete filhos, a maioria casados e desseseis netos e ainda de vez enquando algo me surpreende
    mas agora estou no outro lado da moeda: estou viajando para um casamento em familia em Sao Paulo e ainda bem que uma prima minha me alertou que nao posso vir com a melhor roupa de shabat de kibutziana! Preciso alugar um vestido comprido! e sapatos de salto como manda o figurino. e quebrar a cabeca com o presente.
    um abraco
    Egle

  5. Trabalhei em casamento em Israel por mais de 10 anos e uma coisa que NUNCA me acostumei foi com a vestimenta. Ja vi gente em casamento a noite de bermuda e sandalias havaianas! So dava pra limpar a vista mesmo quando era casamento de franceses, italianos ou qualquer outro que nao fossem israelenses
    O casamento da minha prima foi religioso em Neve Daniel e sim teve comida como nos casamentos nao religiosos. Entradas, pratos principais e sobremesas.
    Tb concordo que dao dinheiro, ate pq a maioria ja tem a casa montanda. Mas qdo vc tem 2 ou 3 casamentos no mesmo mes. Ou vc paga uma fortuna de presente e mais baby siter. Ou paga uma fortuna de presente e leva a filha. Ou deixa o marido ou a esposa de baby siter da filha, e mesmo assim paga uma fortuna de presentes rsrsrs.
    Parabens pelo artigo.

  6. eh mto melhor dar o presentr em.dinheiro..o casal pode escolher exatamentr.onde vai usar e no q mais precisa…e a vestimenta s eh algo q choca…eu vivo a.dois anos em israel e eu prefiro mto mais casamentos israelenses…alem do que eu que sou brasileira vou vestida a moda brasil

Leave a Reply

